Seja responsável. Beba com moderação

Tem a idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas no seu país?

Família Rézio e a Casa das Talhas

Para o sucesso da Adega de Borba foi imprescindível o esforço e a dedicação de diversas famílias. Neste artigo fique a conhecer a família Rézio, cuja casa pode ser hoje em dia visitada em Borba.

Famílai Rézio
25 de Agosto, 2021

No dia 25 de Dezembro de 1937 Esmeralda e Mariano casaram e fizeram da sua casa a morada da família, onde nasceram os seus três filhos e netos.

Esta casa, datada do século XIX, tinha no seu piso térreo a adega de vinho com 46 talhas de barro originais, adega do vinagre, pátio, antiga cavalariça, poço e, no piso superior, a parte de habitação. Já nesta altura eram aqui produzidos vinho, vinagre e aguardente. 

Esta adega familiar funcionou até à criação da Adega Cooperativa de Borba em 1957, tendo Mariano sido um dos seus sócios fundadores.

Hoje a “Adega da Família” é um espaço museológico interativo, localizado em Borba, com vista à divulgação da arte ancestral da produção do Vinho de Talha. O projeto “Casa Museu Interativa de Borba” pretende requalificar um espaço único de família com valor histórico e patrimonial para a região, com data do século XIX.

Do seu espólio constam 46 talhas de diferentes tamanhos, originais da olaria alentejana de S. Pedro do Corval e de Campo Maior, bem como utensílios e instrumentos utilizados na produção do vinho de talha.

Pretende-se assim que o visitante possa experienciar as vivências passadas e atuais da atividade vinícola, bem como, conhecer os produtos típicos da região.

 

Contactos para mais informações e marcações:

 

Site: www.emrezio.pt

Contactos:
• geral@emrezio.pt
• amelia.santos@emrezio.pt
• teresa.rezio@emrezio.pt

Telefone: 925076864

Casa das Talhas
Casa das Talhas
Este site utiliza cookies necessários ao seu funcionamento. Ver mais