No seguimento do recente lançamento para o mercado da nova imagem dos vinhos Adega de Borba Branco, Tinto e Rosé, a Adega de Borba decidiu renovar também a imagem da gama Premium.
A gama Premium, da marca Adega de Borba, é composta por três vinhos, branco, tinto e rosé, produzidos a pensar no consumo regular de clientes exigentes. Para já, a primeira imagem desvendada é a do Adega de Borba Premium Branco, um vinho que resulta da colheita 2022, jovem e intenso.
À semelhança dos vinhos colheita, esta nova imagem mantem o seu distintivo “B” no rótulo, mas agora mais jovem, diferenciador e apelando aos valores de sustentabilidade que a empresa vem aprofundando ao longo dos últimos anos, e que foram este ano reconhecidos com a certificação no programa de sustentabilidade dos vinhos do Alentejo.
A marca Adega de Borba, a primeira a ser certificada em 1989 como vinho com Denominação de origem no Alentejo, e a mais importante na oferta das referências da Adega, vem assim confirmar a vontade de se manter na liderança dos valores de responsabilidade social e ambiental da produção vitivinícola da região, comunicando ao consumidor esse seu empenhamento.
Os três vinhos da gama Premium têm origem em vinhas cultivadas em modo de “Produção Integrada”, e para além da qualidade selecionada nas melhores parcelas de vinha, aproveitam o longo saber e dedicação que os viticultores da região de Borba dedicam a esta cultura desde há longos anos.
Este novo ‘B’ remete-nos para a natureza onde as uvas são produzidas, e para o compromisso da Adega de Borba em trabalhar o vinho de uma forma sustentável. Sabemos que a nossa longa história no sector nos responsabiliza ainda mais perante a conservação dos recursos naturais que utilizamos nesta atividade, e queremos sublinhar a vontade de assegurar a perenidade dos mesmos para as gerações futuras. Fazer o melhor vinho só vale a pena se for compatível com melhor ambiente.
Adega de Borba Premium Branco 2022 é um vinho branco DOC Alentejo da sub-região Borba produzido a partir das castas Arinto, Antão Vaz, Verdelho e Alvarinho. Apresenta uma cor citrina, um aroma jovem e intenso com notas de frutos citricos e flor de laranjeira. O seu sabor é muito fresco, untuoso, com harmonia entre a acidez de maçã verde, a mineralidade e os frutos tropicais persistentes.
As uvas foram vindimadas manualmente durante a madrugada, permitindo uma boa temperatura do fruto. Na Adega, após o desengace e esmagamento da uva, procede-se ao esgotamento do mosto e à prensagem. O mosto lágrima (mosto que escorre sem prensagem) clarifica durante 18 a 24 horas e fermenta a uma temperatura constante ao longo de 14 dias. No Inverno, após a estabilização, efetua-se o seu engarrafamento.