Adega de Borba aumenta produtividade em mais de 10% com aplicação da Metodologia Kaizen

Parceria com o Kaizen Institute

Aumento de 13% de produtividade na área da Produção e de 12% de produtividade na área da Logística. São estes os resultados mais evidentes da aplicação da Metodologia Kaizen na Adega de Borba.

Inserido no âmbito do Projecto Mais Indústria + Produtividade, da Associação Industrial Portuguesa (AIP), e em parceria com o Kaizen Institute, a Adega de Borba iniciou a implementação deste programa de melhoria contínua, originário do Japão, em Janeiro de 2014, com o objetivo de reforçar os seus níveis de competitividade. O projecto teve enfoque nas áreas da Produção, Planeamento, Logística, Manutenção e Compras, estendendo-se posteriormente às áreas de suporte (Marketing, Adega, Serviços Administrativos e Financeiros).

“Um ano e meio depois, os resultados demonstram o sucesso da implementação desta metodologia: diminuição das horas extra em 18%, aumento de 13% da produtividade na área da produção e aumento de 12% da produtividade na área Logística”, refere Helena Ferreira, Diretora de Produção e Qualidade da Adega de Borba.

Mantendo a sua estratégia de estar na vanguarda da mudança, a Adega de Borba apostou no programa Kaizen com vista a garantir uma maior eficiência nos diversos processos de trabalho do dia-a-dia, eliminando e reduzindo desperdícios e diminuindo custos. Alguns dos principais objetivos cumpridos foram melhorar a eficiência das linhas de produção, aumentar a matriz de competências das equipas, a normalização de processos e promover a auditoria de suporte à prática da melhoria contínua.

“Este foi um passo importante para a Adega de Borba, na medida em que a Metodologia Kaizen veio permitir consolidar aquele que é o nosso maior objetivo: fornecer um produto de qualidade aos nossos consumidores e um serviço de excelência aos nossos clientes”, refere Helena Ferreira, Diretora de Produção e Qualidade da Adega de Borba.

Uma das características do Projeto Kaizen é também a envolvência de todos os colaboradores, ou seja, o próprio facto de terem sido envolvidas todas as áreas e todos os colaboradores da Adega de Borba gerou uma mudança cultural e comportamental, originando ações de melhoria contínua por parte de todos.

“ Um dos resultados mais importantes deste projecto foi a mudança cultural dos colaboradores de todas as áreas da empresa, que vêm atualmente a melhoria contínua como um objectivo da equipa e uma meta a alcançar”, refere Helena Ferreira, Diretora de Produção e Qualidade da Adega de Borba.

Amplamente aplicado e seguido internacionalmente na reestruturação e otimização dos processos produtivos, a Filosofia Kaizen é um modelo japonês de melhoria contínua, sendo que Kaizen significa mudar para melhor, todos os dias, em todas as áreas da empresa, envolvendo todos os colaboradores.

A filosofia de Melhoria Contínua pressupõe alguns aspetos-chave, que devem ser interiorizados por todos os colaboradores, como, por exemplo, ver nos problemas oportunidades de melhoria, apostar na mudança de pequenas rotinas, questionar tudo sem paradigmas ou eliminar/reduzir desperdícios, entre outros.

O Kaizen Institute

O Kaizen Institute foi fundado, em 1985, por Masaaki Imai, guru japonês da gestão e pioneiro da excelência operacional moderna. O Kaizen Institute preconiza a consultoria original de gestão Lean. Constituído por mais de 40 escritórios locais, a equipa do Kaizen Institute aplica as metodologias Lean em todos os setores de atividade e defende que o sucesso não é apenas sobre os resultados financeiros tangíveis, mas também sobre desenvolver pessoas capazes de os sustentar, enquanto fazem parte de um sistema deste tipo. A equipa do Kaizen Institute vive ativamente os valores Kaizen através da transferência de conhecimento e competências para as equipas dos clientes e na sua constante procura de melhoria contínua.

 

Site da Adega de Borba www.adegaborba.pt e loja online www.adegaborba.pt/loja.

 

Sobre a Adega de Borba

undada em 1955, a Adega de Borba reúne hoje cerca de 300 viticultores associados que cultivam cerca de 2.000 hectares de vinha (70% castas tintas e 30% de castas brancas), produzindo anualmente 1 milhão de caixas de 9 litros, sendo um dos dez maiores produtores nacionais do setor. Dentro das suas Marcas, destacamos o Adega de Borba DOC, um dos vinhos mais vendidos em Portugal no seu segmento, o icónico Adega de Borba Reserva “Rótulo de Cortiça”, uma Marca com mais de 45 anos que se impôs como uma das referência no Alentejo, o histórico Montes Claros, uma Marca que remonta a 1945 e uma das primeiras a distinguir-se pela sua qualidade singular em Portugal, o Convento da Vila que tem sido largamente reconhecido pela sua ótima relação preço/qualidade, e a recente gama de monovarietais sob a denominação de Senses. Em 2014, os seus vinhos somaram 52 medalhas em concursos nacionais e internacionais desse ano. Pioneira na inovação na sua categoria, a Adega de Borba integrou recentemente a rede PME Inovação da COTEC e alcançou o estatuto de PME Excelência, atribuído pelo IAPMEI.