Seja responsável. Beba com moderação

Tem a idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas no seu país?
História Presidentes Missão e Valores Instalações Qualidade

História

Fundada em 1955, as raízes da Adega de Borba remontam a um passado ainda mais longínquo no qual Portugal não era considerado reino.

A vinha está presente no Alentejo há mais de 3.000 anos. Foi a partir do século XVIII que a produção de vinho em Borba floresceu, contribuindo para um acentuado crescimento económico e social da região. Desde então, vários acontecimentos marcaram o setor vitivinícola: uns de forma positiva, como a implementação de técnicas mais modernas de produção, e outros de forma negativa, nomeadamente a destruição provocada pela Guerra da Restauração e Invasões Napoleónicas.

Independentemente destas oscilações, a importância da vinha em Borba nunca se dissipou e foi sempre a grande cultura agrícola da região.

Já nessa época existia uma produção pulverizada em pequenas adegas tradicionais, com talhas, ocupando parte de inúmeras casas de habitação dispersas pelas vilas e lugares. Era esta a realidade quando, no dia 24 de Abril de 1955, um conjunto de produtores insatisfeitos com as condições que eram praticadas no mercado controlado por “intermediários” em termos de preços e margens, cientes da necessidade de ganharem escala e massa crítica para investirem em novas tecnologias e em marcas comerciais fortes, decidiu unir-se para fundar a Adega Cooperativa de Borba.

A constituição da Adega permitiu construir uma história de sucesso, não só para os viticultores, como para os consumidores e, não menos importante, para a região. A Adega de Borba foi pioneira no Alentejo e tornou-se numa referência pelo modo como assegurou um produto de qualidade ao mercado, promovendo melhores condições para a sustentabilidade dos viticultores seus associados.

A força e a resiliência de todos os rostos que estão por trás da história da Adega espelham ainda hoje um sentido de inovação, ousadia e coragem, tendo contribuído de forma ativa para o desenvolvimento da região. A Adega de Borba reúne atualmente 270 viticultores associados que cultivam cerca de 2.220 hectares de vinha distribuídos por 70% de castas tintas e 30% de castas brancas.

270

Viticultores

2220

Hectares de vinha

70%

Área de castas tintas

30%

Área de castas brancas

Cada um dos viticultores distingue-se pela oferta de um produto de qualidade, envergando na sua essência uma história que nos faz recordar as verdadeiras raízes do cultivo da vinha. É com base em cada um dos seus legados, da sua partilha de conhecimentos e da sua união que a Adega de Borba consegue hoje em dia colocar em prática o real conceito de Cooperativa.

Juntos somos mais fortes.

Presidentes

2002 ― presente
João Manuel Mota Barroso
Saber mais
1976 ― 2002
João Ventura da Silva
Saber mais
1958 ― 1976
Manuel Joaquim Canhão
Saber mais
1955 ― 1958
Joaquim Barnabé Ramalho
Saber mais

Conselho de Administração

Atual Conselho de Administração da Adega de Borba (constituído em 2017): Óscar Gato, Luís Martins, Nelson Rosa, João Ramalho e João Mota Barroso

Missão e Valores

O que nos define?

A Adega de Borba posiciona-se hoje como uma marca global e cosmopolita, com raízes num legado que ultrapassa largamente os seus 66 anos de história, capaz de responder às várias exigências dos mercados. Procura bem servir os consumidores, promovendo a notoriedade dos vinhos que produz, garantindo a sua qualidade, genuinidade e características do terroir de Borba, no respeito da sustentabilidade ambiental e social que resulta do seu caráter cooperativo.

A Visão

Dar continuidade à produção eficiente de uma oferta de qualidade, proporcionando ao consumidor um produto genuíno e reconhecido por ser original da Região de Borba.

A Missão

A Adega de Borba tem como missão a concretização de um ambicioso projeto de aproximação do viticultor à adega, incutindo a modernidade, a eficiência, a responsabilidade ambiental e social, fatores essenciais para o desenvolvimento de um produto de qualidade que vá ao encontro das expectativas e exigências do consumidor.

Valores

Genuinidade

A Adega de Borba vinifica exclusivamente as uvas dos seus associados, viticultores da região de Borba, continuando um legado de muitas gerações, que reúnem a sabedoria e as tradições vividas.

Inovação

Utilizamos no nosso processo de produção as mais avançadas tecnologias para tornar a nossa capacidade de resposta mais eficiente e sustentável.

Qualidade

A Adega de Borba aplica uma filosofia de melhoria contínua e mantém uma cultura de segurança alimentar, que é difundida em toda a organização. Promove não apenas o aperfeiçoamento dos produtos desenvolvidos, como também certifica e regulamenta o seu portfólio de vinhos (selo DOC Alentejo - Denominação de Origem Controlada). Empresa certificada pela Qualidade, segundo a norma ISO 9001 e ISO 22000.

Responsabilidade

A Adega de Borba, enquanto cooperativa, é um dos pilares económicos e sociais da região de Borba. Respeita o bem-estar e o futuro da comunidade onde está inserida. Defende uma postura ativa de cidadania, não só em termos sociais, mas também ambientais.

Instalações

Fruto do crescimento da Adega de Borba nos últimos anos, impôs-se a necessidade de ampliar as suas instalações. Por esse motivo, existem agora duas áreas distintas: a original, com cerca de 12.000 m2, e a mais recente, com mais de 150.000 m2.

O investimento na capacidade produtiva da Adega tem sido constante, de modo a acompanhar não só as necessidades dos viticultores como igualmente a procura do mercado. Neste sentido, depois de em 2004 se ter iniciado um processo de modernização com um custo superior a 8 milhões de euros, em 2011 foram dispensados 12 milhões de euros para construir um novo centro de vinificação para vinhos tintos, armazenagem de granel e expedição de produto acabado.

Atualmente é possível assegurar:

900.000 kg uvas/dia

Capacidade de receção de 900.000 kg uvas/dia

450.000 HL

Armazenamento de vinhos a granel a rondar os 450.000 HL

6.500 Ton

Capacidade de fermentação de 6.500 Toneladas

7.000

Armazenamento de produto acabado e expedição de 7.000 paletes

Qualidade

Os diferentes laboratórios são responsáveis pelo controlo do plano HACCP (análise de riscos e pontos críticos de controlo) definido para o processo produtivo da Adega de Borba; pelas análises multiparamétricas das uvas e vinhos ao longo da sua evolução (controlo dos parâmetros físico-químicos do vinho num curto espaço do tempo); e pelo controlo da qualidade dos materiais de embalagem.

Como a Adega mais antiga e expressiva da sub-região de Borba, a ACB C.R.L. compromete-se a cumprir os requisitos legais, os dos estatutos e os dos clientes, procurando sempre uma melhoria contínua do Sistema da Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, propondo-se:

  • Praticar a gestão da qualidade e segurança alimentar como um processo dinâmico, evolutivo e de realimentação permanente e promover a cultura de segurança dos alimentos dentro da organização.
  • Produzir uvas e vinhos de forma sustentável em parceria com os viticultores, fornecedores, clientes e comunidade envolvente garantindo a viabilidade económica do setor vitivinícola e assegurando que o desempenho ambiental da atividade tenha um impacto positivo.
  • Garantir a segurança alimentar dos seus produtos, através da implementação do sistema HACCP.
  • Satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes como preocupação primordial, funcionando de acordo com o Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar implementado e a legislação em vigor, tentando responder rápida e eficazmente às suas solicitações.
  • Apostar na diversificação e imagem dos produtos e embalagens, através da pesquisa tecnológica e perseverança dos seus colaboradores.
  • Proporcionar instalações e um ambiente de trabalho de acordo com os pré-requisitos de higiene, segurança alimentar e saúde higiene e segurança no trabalho, mantendo as características dos produtos e a capacidade de produção.
  • Garantir a conduta ética da não diferenciação entre colaboradores, independentemente da sua origem, cultura, etnia, género ou diferenças pessoais.
  • Comunicar a todas as partes interessadas os requisitos que garantam a segurança alimentar dos seus produtos.
  • Comunicar internamente e externamente a sua política.
  • Formar e informar os seus colaboradores, de modo a promover a sua constante atualização, aperfeiçoamento e sensibilização para o cumprimento do definido na política.
Certificação ISO 9001

Pelas actividades de: Vinificação e Engarrafamento de Vinho Branco, Vinho Tinto, Vinho Rosé, Vinho Espumante, Vinho Licoroso, Aguardente e Subprodutos do Processo Produtivo.

IFS Food

For the Assessment scope: Vinification and filling of white wines, red wines and rosé wines in glass bottles and BIB. Vinification and filling of liqueur wines and sparkling wines in glass bottles. Distillation and filling of spirits in glass bottles.

  • Controlo total do processo produtivo da vinha à garrafa.
  • Gestão das vinhas através do Sistema de Informação Geográfica pela tecnologia GPS.
  • Análises laboratoriais rigorosas das uvas e dos vinhos (Wine & Grape Scan).
Este site utiliza cookies necessários ao seu funcionamento. Ver mais